RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Câmara de Araçatuba aprova projeto que torna pública a lista de devedores do município

De acordo com o texto, a Prefeitura será obrigada a publicar trimestralmente, em seu portal eletrônico oficial, a lista de devedores.

Projeto foi aprovado durante a 3ª sessão ordinária do ano | Foto: Angelo Cardoso

Em uma decisão unânime, a Câmara Municipal de Araçatuba (SP) aprovou, na noite dessa quarta-feira (18), um projeto de lei que determina a divulgação da relação de créditos inscritos na Dívida Ativa do município. A medida, de autoria do vereador Luís Boatto (Solidariedade), visa aumentar a transparência da gestão pública e incentivar a quitação de débitos.

A aprovação ocorreu durante a 3ª sessão ordinária do ano. O projeto, agora, segue para a sanção do prefeito Lucas Zanatta (PL) para se tornar lei.

De acordo com o texto, a Prefeitura será obrigada a publicar trimestralmente, em seu portal eletrônico oficial, a lista de devedores. A publicação, no entanto, fará uma distinção para proteger os cidadãos, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Pessoas físicas e jurídicas

Para as pessoas jurídicas, a lista será nominal e conterá informações como a razão social, o CNPJ, a natureza do débito (tributário ou não), o valor original e atualizado da dívida, e a situação do crédito. Já no caso de pessoas físicas, os dados serão publicados de forma a preservar a identidade dos devedores.

Segundo o autor do projeto, a divulgação respeita o sigilo fiscal, uma vez que apenas os dados de empresas serão abertos, conciliando o direito constitucional de acesso à informação com a proteção de dados pessoais.

Controle social

Na justificativa do projeto, o autor argumenta que a medida fortalece o controle social e o princípio da publicidade, seguindo o exemplo da União, que já adota prática semelhante. A expectativa é que a transparência estimule o pagamento dos débitos, o que pode resultar em uma melhora na arrecadação municipal.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS