A Câmara Municipal de Araçatuba (SP) devolveu R$ 3 milhões à Prefeitura na sexta-feira (20), valores referentes às sobras do duodécimo, verba anual destinada ao Legislativo para custeio de despesas. A presidente da Câmara, vereadora Cristina Munhoz (União Brasil), sugeriu que o montante seja repassado à Santa Casa de Araçatuba, que enfrenta uma grave crise financeira.
Durante a entrega simbólica do cheque ao secretário municipal da Fazenda, João Valero Santos Esgalha, Cristina destacou a urgência da situação. “A saúde não pode esperar, e esse valor certamente ajudará a Santa Casa, que atende tanto moradores da cidade quanto da região”, declarou.
Repasses futuros e aprovação
Para que o valor seja efetivamente destinado ao hospital, é necessária a aprovação da Câmara em sessão extraordinária, a ser convocada pelo Executivo. O atual prefeito, Dilador Borges (PSDB), declarou que não pretende realizar a convocação neste final de gestão. Dessa forma, a decisão ficará a cargo do prefeito eleito, Lucas Zanatta (PL), a partir de janeiro de 2025.
Ainda este mês, a Câmara deve realizar uma nova devolução de saldo remanescente do duodécimo aos cofres municipais, como previsto até 31 de dezembro.
Fonte/ Hojemais