Câmeras de segurança começam a funcionar nesta quarta-feira em Araçatuba

Foto: Divulgação | Prefeitura

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, Araçatuba inicia a operação de 60 câmeras de segurança instaladas em diversos pontos da cidade, conforme anunciado pela Prefeitura. O objetivo primordial é combater a criminalidade, coibir descartes irregulares de lixo e entulho, além de intensificar a fiscalização do trânsito.

As câmeras foram estrategicamente posicionadas nos acessos à cidade, possibilitando a identificação de veículos que entram no município, bem como em outros pontos-chave para mapear seus trajetos. Isso visa fornecer dados úteis para a segurança pública e a mobilidade urbana. Além do monitoramento veicular, as unidades permitirão o acompanhamento do descarte irregular de resíduos, a vigilância do ponto de apoio aos ciclistas no bairro Água Limpa e a fiscalização do trânsito em cruzamentos semaforizados, visando reduzir acidentes.

As câmeras, integradas ao Sistema Hórus, empregam inteligência artificial e armazenamento em nuvem. Recentemente, representantes das secretarias municipais de Segurança e Mobilidade Urbana, juntamente com agentes da Polícia Civil e Militar, foram treinados para operar o novo sistema.

As imagens captadas serão disponibilizadas à Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Mobilidade Urbana através da plataforma Detecta. Além disso, os pontos com câmeras de fiscalização de trânsito serão devidamente sinalizados para informar aos motoristas sobre a presença do sistema de videomonitoramento.

O secretário de Mobilidade Urbana, Osny Caldeira, esclareceu que, inicialmente, as notificações emitidas pelo sistema de videomonitoramento terão caráter educativo durante o mês de maio, alinhado com o movimento internacional “Maio Amarelo”, visando sensibilizar a sociedade para comportamentos mais seguros no trânsito. O contrato com a empresa responsável pelo serviço foi assinado no final de dezembro, representando um investimento inicial de R$ 889 mil, coberto com recursos próprios, para o primeiro ano de implementação do projeto.

Cruzamentos com câmeras voltadas à fiscalização de trânsito:
Av. João Arruda Brasil x Rua Marcílio Dias
Av. Araçás x Rua Bandeirantes
Av. Araçás x Rua Duque de Caxias
Rua do Fico x Rua Antônio Gomes do Amaral
Av. Pompeu de Toledo x Rua Duque de Caxias
Av. Brasília x Rua Paulista
Av. Prestes Maia x Rua Marcílio Dias.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS