A partir desta segunda-feira (31), o Departamento Municipal de Saúde inicia a campanha de vacinação contra a gripe, destinada aos grupos prioritários. A imunização será oferecida na UBS Dr. Norman Storto (Postão), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. A partir do dia 1º de abril, a vacina também estará disponível na UBS Dr. Akira Motomatsu, com atendimento das 7h30 às 13h.
Os grupos prioritários para a vacinação incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, profissionais de saúde, gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, quilombolas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, além de diversos profissionais das forças de segurança, forças armadas e trabalhadores de setores específicos, como caminhoneiros, portuários e transporte coletivo. Também estão inclusas pessoas com doenças crônicas, deficiência permanente e a população privada de liberdade.
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com foto, certidão de nascimento (para crianças) e caderneta de vacinação. Trabalhadores de categorias específicas devem apresentar comprovação do exercício da função. No caso de pessoas com comorbidades, é preciso levar um comprovante da condição de saúde.
A vacina contra a influenza de 2025 contém as cepas H1N1, H3N2 e B, e pode ser administrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. A aplicação é contraindicada para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de reações alérgicas graves a vacinas anteriores. O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação para proteger a população contra a influenza, que continua sendo uma ameaça à saúde pública, especialmente em meio à pandemia de Covid-19.