Campanha Dezembro Laranja destaca prevenção contra o câncer de pele

Com a chegada do verão e ondas de calor intensas no Brasil, o Dezembro Laranja ganha destaque, sendo uma campanha dedicada à prevenção do câncer de pele, o tipo mais comum no país. O oncologista Fabio Alexandrino, coordenador do Serviço de Oncologia da Santa Casa de Araçatuba (SP), alerta para a necessidade de cuidados especiais nas regiões do interior de São Paulo, onde a intensidade dos raios ultravioleta atinge níveis extremos, especialmente na região de Araçatuba.

“É o caso da região de Araçatuba. Muitos trabalhadores de áreas rurais não tinham cuidado com a proteção solar na pele. Pessoas que são expostas ao campo sem proteção tomando o sol a qualquer hora do dia estão mais propensas a desenvolver o câncer de pele. Então, a incidência do câncer na região pode ser maior”, explica o oncologista.

Com a intensificação das ondas de calor e a presença crescente do fenômeno do efeito estufa, que aumenta a agressividade solar na pele, a prevenção torna-se crucial. Alexandrino destaca a importância de evitar a exposição solar durante o horário de pico, entre 9h30 e 16h30, e a necessidade de usar protetor solar com fator acima de 50 ou 60 em caso de exposição inevitável.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que o câncer de pele não melanoma é o mais comum no Brasil, representando 31,3% dos casos. A Santa Casa de Araçatuba atendeu 627 pacientes com câncer de pele em 2023. O Dezembro Laranja destaca ainda a importância do diagnóstico precoce, incentivando as pessoas a observarem manchas e lesões na pele, procurando um dermatologista ao notar sinais irregulares.

A campanha visa informar a população sobre os riscos e cuidados necessários, contribuindo para a prevenção e diagnóstico precoce, fatores cruciais na luta contra o câncer de pele.

Fonte: HojeMais

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS