Nesta segunda-feira (25), conforme programado pelo Governo de São Paulo, tem início a vacinação contra a gripe para os grupos prioritários.
Em São José do Rio Preto (SP), a imunização estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
Na UBS Jaguaré/João Paulo II, o horário será estendido até às 18h30, e na UBS Solo Sagrado, até às 19h. É necessário apresentar documento de identificação com foto e carteira de vacinação para receber a vacina.
Em Olímpia, a vacinação será realizada em todas as Unidades de Saúde, incluindo o ARE (Postão) e os distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Araçatuba também participa da campanha, com doses disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. O horário de funcionamento das UBSs da zona urbana será das 7h às 19h; na área rural, das 8h às 15h. Nos bairros Planalto, Morada dos Nobres e Umuarama II, a vacinação será estendida até às 22h.
A campanha de vacinação contra a Influenza ocorrerá de 25 de março a 31 de maio, com o objetivo de alcançar pelo menos 90% da população-alvo. A vacina será aplicada em grupos prioritários, visando reduzir as complicações decorrentes da infecção pelo vírus Influenza.
A vacina trivalente deste ano é composta por três cepas de vírus: Influenza A (H1N1) pdm09, Influenza A (H3N2) e Influenza B (linhagem B/Victoria). O esquema vacinal consiste em dose única, exceto para crianças nunca vacinadas anteriormente, que receberão duas doses com intervalo de quatro semanas.
Confira os grupos prioritários para a vacinação:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Idosos;
- Gestantes e puérperas;
- Trabalhadores da saúde;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas em situação de rua;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Povos indígenas;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
- Jovens de 12 a 21 anos em medida socioeducativa.
A vacinação é fundamental para proteger a saúde da população durante a temporada de gripes e resfriados.