Nos três primeiros meses deste ano, o número de casos de dengue em Araçatuba (SP) aumentou 81,6% em comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a março de 2022, foram registradas 545 infecções contra 300 em 2021. Está sendo investigada a morte suspeita de um homem de 50 anos.
O crescimento no número de casos, segundo a diretoria de agentes de combate a endemias, deve-se principalmente ao aumento das chuvas, associado à baixa adesão dos moradores às visitas realizadas pelos servidores. Os bairros com maior incidência da doença são Pedro Perri e Morada dos Nobres.
Os testes de dengue são realizados no Hospital Municipal (antigo Hospital da Mulher). A ação ocorre no período das 7h às 23h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 19h, aos sábados, domingos e feriados. Os sintomas de dengue são febre, dor de cabeça, dor nos olhos e nas articulações, manchas vermelhas pelo corpo, náuseas e vômitos. Em caso de um ou mais sintomas, deve-se procurar a UBS mais próxima ou o Hospital Municipal imediatamente.
O mosquito Aedes aegypiti, que transmite a dengue, prolifera em locais com água parada, por isso eliminar os focos de água é um cuidado essencial para evitar que ele se reproduza.