Cidades do interior paulista registram baixos índices de umidade relativa do ar

Foto: Prefeitura de Rio Preto/Divulgação

Cidades da região noroeste de São Paulo registraram baixos índices de umidade relativa do ar nesta terça-feira (27), com Valparaíso atingindo apenas 7%, o menor nível dos últimos quatro anos. Votuporanga também apresentou índices preocupantes, com 11% de umidade, enquanto Ariranha, Cardoso e Santa Fé do Sul registraram 13%. Em Andradina, Jales e Paulo de Faria, o índice foi de 14%, conforme dados divulgados pelo Inmet/Ciiagro/Redemet.

Mesmo após a frente fria que trouxe 23 milímetros de chuva para São José do Rio Preto no último domingo (24), a umidade relativa do ar caiu para 17% na cidade nesta terça-feira, mostrando que o alívio proporcionado pela chuva durou pouco.

Esses índices estão bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que estipula um mínimo de 60% para a umidade relativa do ar. Quando a umidade atinge 30%, é considerado estado de atenção; 20% representa estado de alerta; e abaixo de 12%, a situação é classificada como de emergência.

Com as condições climáticas adversas, a população deve ficar atenta e adotar medidas para minimizar os efeitos da baixa umidade, como a hidratação constante e o uso de umidificadores de ar, especialmente em ambientes fechados.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS