Nos últimos três dias, cinco pessoas foram presas no interior do estado de São Paulo, suspeitas de envolvimento em uma série de incêndios que devastaram principalmente as regiões de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. As prisões ocorreram após denúncias anônimas e fazem parte de uma resposta das autoridades ao aumento dos incêndios, que começaram na quinta-feira (22) e atingiram seu pico entre sexta (23) e sábado (24).
Entre os detidos estão um idoso de 76 anos, preso em São José do Rio Preto, e um mecânico de 42 anos, identificado como Alessandro Arantes, preso em Batatais. Além disso, dois outros homens foram presos na mesma cidade, e um homem de 26 anos foi preso em Guaraci após ser flagrado incendiando um canavial.
A situação é crítica, com 2.621 focos de incêndio registrados por satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) durante o período. As chamas causaram graves consequências, incluindo evacuação de casas, bloqueios de rodovias e cancelamento de diversas atividades em Ribeirão Preto. A força-tarefa do estado conseguiu reduzir o número de cidades com focos ativos de incêndio, mas o alerta permanece para quase 50 municípios.