Clientes caem em golpe de estelionato ao pagar boleto de Energia

Dois clientes da CPFL Paulista em Araçatuba (SP) caíram em um golpe de estelionato ao pagar suas contas de energia em sites fraudulentos e tiveram o fornecimento de energia cortado devido ao não pagamento. Uma das vítimas, moradora da rua Baguaçu, pagou suas faturas dos últimos quatro meses em um site falso, usando a transferência por Pix, e só percebeu o golpe quando sua energia foi cortada.

Outra vítima, residente no residencial Porto Real 2, enfrentou uma situação semelhante ao pagar uma fatura de energia em um site fraudulento e teve sua energia cortada posteriormente. Ambas as vítimas constataram que seus pagamentos não foram direcionados para a CPFL Paulista, mas sim para outra empresa, ao procurar o escritório da companhia elétrica.

A CPFL Paulista emitiu um alerta aos consumidores sobre o aumento de sites falsos que emitem boletos ou códigos QR para pagamento de contas de energia.

“Esse tipo de página utiliza um sistema fraudulento para gerar códigos de pagamento que, na verdade, beneficiam os golpistas e não a distribuidora de energia”, informa a nota.

PREVENÇÃO
Uma dica valiosa da empresa para evitar cair em golpes semelhantes é verificar cuidadosamente para quem você está fazendo o pagamento. Certifique-se de que o nome e o CNPJ da empresa destinatária correspondem aos dados oficiais da concessionária, que estão disponíveis na fatura de energia. No caso da CPFL Paulista, é essencial confirmar que o CNPJ listado no documento seja o 33.050.196/0001-88.

“Pequenos detalhes fazem muita diferença quando a questão é segurança. Queremos que nossos clientes tenham informações claras e objetivas, para que possam identificar abordagens fraudulentas”, explica o diretor comercial da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti.

A CPFL Paulista orienta sobre situações suspeitas, esclarecendo, em primeiro lugar, o que é Fato ou Fake na rotina da distribuidora. 

Mais informações podem ser acessadas na seção Fato ou Fake, disponível no site.

A distribuidora também elenca algumas dicas simples, que podem garantir a segurança em situações duvidosas: 

•    Mesmo que funcionários ou prestadores de serviço, devidamente identificados, apresentem a Ordem de Serviço, se o cliente ainda estiver inseguro, não deve permitir o acesso ao medidor e nem apresentar qualquer documento. Ele deve entrar em contato com a distribuidora pelos canais de atendimento: site www.cpfl.com.br , aplicativo CPFL Energia, call center 0800 010 1010 (ligação gratuita), para comunicar a abordagem e verificar se o serviço foi realmente agendado, informando o número da Ordem de Serviço. 

•    Caso não seja possível realizar a confirmação no momento, a CPFL Paulista orienta o cliente a não permitir a execução do serviço, não assinar e tampouco entregar qualquer documento à equipe. 

•    Se os canais de atendimento informarem não existir tal Ordem de Serviço para o endereço daquela unidade consumidora e o cliente identificar, portanto, que se trata de golpe praticado por terceiros, a recomendação é fazer imediatamente o registro do boletim de ocorrência policial. 

•    Sempre que for emitir segunda via de conta, o cliente deve fazer o processo pelo site www.cpfl.com.br , aplicativo CPFL Energia, demais canais de atendimento digital ou diretamente nas agências de atendimento da distribuidora. Em sites de busca, como o Google, o link correto é o https://www.cpfl.com.br/segunda-via-de-conta 

•    Se o cliente receber a ligação de alguém, identificando-se como funcionário da CPFL, pode pedir que informe os dados cadastrais, já que é o titular da conta de luz, e os referentes à sua unidade consumidora, para confirmar a veracidade da ligação. Caso o suposto funcionário diga que não tem acesso ao sistema da distribuidora, o cliente deve desligar imediatamente.

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