Com mais de 21,6 mil pessoas com mais de 60 anos, o que representa cerca de 18% da população de Birigui, o município realizou na última segunda-feira (26) a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento ocorreu no auditório da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) e reuniu representantes da sociedade civil e do poder público.
Durante a conferência, foram discutidas as principais demandas da população idosa, além da formulação de propostas para garantir direitos, qualidade de vida e fortalecimento de políticas públicas voltadas ao envelhecimento digno.
O tema deste ano foi “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, abordado em uma palestra ministrada pela doutora em assistência social, Maria Estela Monteiro.
A conferência foi precedida por uma série de pré-conferências, nas quais os temas relacionados aos direitos dos idosos foram debatidos junto a diferentes grupos da comunidade.
“Cumprimos a agenda, levantamos as principais necessidades dos nossos idosos e escolhemos os delegados que representarão Birigui na etapa estadual”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Sônia Albani, durante a abertura do evento.
Delegados eleitos
Birigui será representada na Conferência Estadual pelos seguintes delegados:
- Claudinéia Marques de Almeida
- Diva Maria da Silva Santos
- Edineidi Donizette Fabrício
- Marcos Antônio Collu (representantes da sociedade civil)
- Milene de Souza Gonçalves
- Paulo Roberto Ribeiro Santana (representantes do governo municipal)
Ficaram como suplentes da sociedade civil: Cleusa do Carmo e Joana D’Arque Neves Marçal.



