De 20 a 25 de novembro, Araçatuba realiza a Semana da Consciência Negra, com várias atividades gratuitas para a população. Na semana da consciência Negra, é celebrado o reconhecimento e valorização da herança afro-brasileira e da necessidade de se impor contra o racismo, lutando por uma sociedade mais justa e igualitária.
A data, instituída pela Lei n.º 12.519/2011, faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares (localizado entre Alagoas e Pernambuco), morto por bandeirantes, em 1695. Nesse sentido, no 20 de novembro relembramos a luta dos negros contra a opressão.
Em 2023 ocorreu a promulgação da Lei Estadual n.º 17.746, estabelecendo o “Dia Estadual da Consciência Negra Paulista” que agora, torna-se realidade em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo, atendendo a uma das reivindicações mais antigas da comunidade negra.
PROGRAMAÇÃO
- 20/11 – segunda-feira
Festival Identidade + Feira Preta (empreendedores pretos)
O evento contará com show do cantor Nei Zigma, grupo de pagode Negrici, competição Slam com o Coletivo Batalha da Caveira, aula de dança afro com Quilombo Cultural, feira de artesanato (bonecas negras de crochê , turbantes, roupas e acessórios afro e pratos típicos com canjica, bolo de aipim e caldos típicos), pintura facial, poesia preta, oficina de bonecas Abayomi, exposição de artefatos carnavalescos na escola Sonho e Fantasia e beleza negra (produção de tranças afro para pessoas a partir de 8 anos).
Local: Rua Manoel Ferreira Damião, entre as ruas Vereador Aldo Campos e Barão do Triunfo (Mercadão Municipal).
Horário: 16h às 21h.
- 21/11 – terça-feira
Palestra com o tema “Formação da identidade brasileira e a contribuição dos movimentos antirracistas” com Ekeji Eliandra Barreto, da Assessa (Associação das Escolas de Samba de Araçatuba)
Local: Câmara Municipal – Praça 9 de Julho, s/n.
Horário: 19h
- 22/11 – quarta-feira
Exibição de filmes do Pontos MIS
8h e 14h: Comboio de sal e açúcar. Classificação: 14 anos. Duração: 100 min. Dublado.
19h: Nossa Senhora do Nilo. Classificação: 16 anos. Duração: 90 min. Legendado.
Local: Teatro Castro Alves – Rua Duque de Caxias, 29.
- 23/11 – quinta-feira
Exposição de trabalhos de alunos da rede municipal e da rede estadual de ensino sobre a temática de valorização da cultura e identidade dos povos africanos
Local: MAAP (Museu Araçatubense de Artes Plásticas) – Rua Duque de Caxias, 29.
Horários: De 21 a 25/11, das 9h às 11h e das 13h às 17h.
- 23/11 – quinta-feira
Roda de Diálogo Vozes Negras com petiscos literários com Ana Paula Ferreira (Senac) e apresentação de alunos da rede municipal de ensino
Local: Teatro Castro Alves
Horário: 14h30
- 23/11 – quinta-feira
Apresentação Machadolengo – Festival de Mamulengo da Emeb Prof. José Machado Neto – atividade dirigida pela Arte Educadora Marza de Souza e apresentada por alunos do 5º ano da escola.
Local: Auditório Siran (atividade exclusiva para alunos da Rede Municipal).
- 24/11 – sexta-feira
Trilha Antirracista – Diretoria Regional de Ensino
Palestra com a prof. Angela Liberatti e Ana Paula Ferreira (Senac)
Local: Auditório da Unip – Rua Baguaçu, 1939.
Horário: 8h às 12h
- 25/11 – sábado
Quilombo Cultural Intervenção OYÁ com Mike
Local: Estação Cidadania, Rua Elza de Almeida Lemos, 975 – Jardim Atlântico.
Horário: 10h às 13h.
- 25/11 – sábado
4º Viva Mulher
Assessoria jurídica e orientação em casos de violência; informações sobre cursos profissionalizantes, bolsas de estudos e empreendedorismo; serviços de saúde (psicologia, ginecologia, nutrição, oftalmologia, exames de tonometria, etc.); maquiagem e serviços de beleza (Beleza Solidária); oficinas, roda de capoeira; shows musicais; cantinho da criança (contação de histórias, pinturas e brincadeiras), entre outras atrações.
Apresentação de Maracatu com o grupo Orum Odoyá
Local: Estação Cidadania – Rua Elza de Almeida Lemos, 975, Jardim Atlântico
Horário: 10h às 13h
- 25/11 – sábado
- Teatro Bertoleza – A solidão da mulher negra
- Local: Teatro Castro Alves
- Horário: 19h.