O Conselho da Associação Esportiva Araçatuba (AEA) deu um passo decisivo em relação ao futuro do clube. Após uma reunião informal realizada na quarta-feira (21), conselheiros deliberaram pela convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária para discutir a possível transformação da AEA em Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
A convocação da assembleia foi publicada nesta sexta-feira, dia 23, pelo presidente do Conselho, Márcio Romano. O encontro está marcado para o dia 28 de janeiro (quarta-feira), com primeira chamada às 19h30.
Durante a assembleia, será apresentado o plano da SAF. O objetivo é esclarecer dúvidas, discutir os termos do projeto e analisar todos os impactos da proposta, com o compromisso de preservar a história, os direitos e os interesses da Associação Esportiva Araçatuba.
Caso haja consenso entre os conselheiros, a matéria será submetida à votação aberta, que definirá se o clube seguirá ou não pelo modelo de SAF.
O Conselho reforça que todo o processo será conduzido com transparência, responsabilidade e respeito à instituição, tratando-se de um dos momentos mais relevantes da história do clube.
SAF
A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) foi criada pela Lei nº 14.193/2021, que permite aos clubes brasileiros deixarem de atuar como associações civis sem fins lucrativos para se tornarem empresas com fins econômicos.
Na prática, o clube passa a operar como uma empresa, com CNPJ próprio, obrigações contábeis e possibilidade de receber investimentos, emitir ações e ser gerido por executivos profissionais.
O objetivo é profissionalizar a gestão dos times, atrair investimentos e resolver dívidas acumuladas problemas que há anos comprometem o desempenho e a sustentabilidade do futebol nacional.



