RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Araçatubenses participam da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília

Delegação de Araçatuba leva propostas à 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília

Divulgação

29/09/2025 – Cinco conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdima) estão representando Araçatuba na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que teve início nesta segunda-feira (29), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF).

Estão participando a presidente do Comdima, Lenice Freitas, e as conselheiras Eliandra Barreto, Andrea Cláudia de Andrade, Luiza dos Santos Rodrigues e Jamily Nicolete. Elas foram eleitas delegadas durante a Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Araçatuba, realizada em julho.

Nos dias 21 e 22 de agosto, as conselheiras participaram, em formato on-line, da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres e apresentaram as propostas aprovadas na conferência municipal. Elas ainda foram escolhidas como delegadas para a etapa nacional da conferência.

O Governo de São Paulo fretou um voo para levar toda a delegação paulista para o encontro nacional. Já as despesas do translado, hospedagem e alimentação na capital federal foram garantidas pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, organizadores da conferência.

POLÍTICAS PÚBLICAS
A presidente do Comdima afirmou que a participação na conferência é importante, pois garante visibilidade às demandas de Araçatuba. Ela lembrou que a cidade tem indicadores altos de violência doméstica. No primeiro semestre deste ano, 66 mulheres foram atendidas na Casa da Mulher Paulista.

“A conferência é um espaço democrático de escuta e debate. A nossa participação é importante para apresentarmos as nossas propostas para a construção de políticas públicas mais efetivas. Além de trazermos experiências para fortalecermos o enfrentamento à violência, garantindo a proteção, prevenção e valorização das mulheres araçatubenses”, destacou.

CONFERÊNCIA
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, o evento propõe a escuta ativa e a representação plural de mulheres. A conferência segue até o dia 1º de outubro, reunindo mais de quatro mil participantes de todo o País, entre observadoras, expositoras e convidadas.

A conferência debaterá o enfrentamento às desigualdades sociais, econômicas e raciais; fortalecimento das mulheres em espaços de poder e decisão; combate à violência de gênero; políticas de cuidado e autonomia econômica; saúde, educação e assistência social; e articulação entre governo e sociedade.

Durante três dias, as participantes participarão de painéis temáticos, debates em grupos, entre outras atividades culturais e feira de economia solidária. As propostas deliberadas vão compor as diretrizes de um novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, em sintonia com as demandas atuais e a diversidade das mulheres brasileiras.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS