O aposentado Antônio Romão, 72 anos, que foi “atropelado” por um cachorro em agosto deste ano, em Piacatu (SP), morreu nesse sábado (6), na Santa Casa de Araçatuba (SP), após quatro meses de internação. A morte foi registrada em boletim de ocorrência por uma sobrinha do idoso. O registro foi de morte suspeita/acidental, e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exame necroscópico.
O acidente ocorreu em 7 de agosto, quando o aposentado caminhava pela rua Zualdo Paganini, na região central de Piacatu, município com pouco mais de seis mil habitantes, a cerca de 50 km de Araçatuba. Câmeras de monitoramento registraram o momento em que dois cães de grande porte corriam pela via. Um deles atingiu o idoso, que caiu e bateu a cabeça no asfalto.
Populares socorreram a vítima. O idoso foi levado à Unidade Básica de Saúde de Piacatu, onde recebeu curativos e dez pontos na cabeça. Posteriormente, foi encaminhado ao Hospital de Bilac. Com a piora do quadro clínico, foi transferido à Santa Casa de Araçatuba, onde chegou inconsciente e precisou ser entubado.
Complicações
Nas semanas seguintes, o paciente recuperou a consciência e as funções vitais. No entanto, as complicações do traumatismo craniano resultaram em tetraplegia, deixando-o sem movimentos do pescoço para baixo e dependente de suporte ventilatório. Apesar da estabilização clínica, seu estado inspirava cuidados constantes.
Após a liberação pelo IML, o corpo será levado para Piacatu, para velório e sepultamento.


