RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Câmara aprova criação de santuário animal em Araçatuba

Objetivo é resgatar animais abandonados ou em situação de maus-tratos e promover a adoção responsável.

Foto: Angelo Cardoso/Câmara de Araçatuba

A Câmara Municipal de Araçatuba (SP) aprovou, nessa segunda-feira (22), o projeto de lei que prevê a criação de um santuário animal na cidade. O objetivo é aumentar o número de cães e gatos adotados, além de promover o controle populacional de animais abandonados e em situação de vulnerabilidade.

A lei, que é de autoria do vereador Ícaro Morales (Cidadania), agora vai à sanção do prefeito Lucas Zanatta (PL).

O projeto aprovado pela Câmara não estabelece prazo para a instalação do santuário, pois o autor retirou o artigo que estabelecia tempo de um ano para a sua implementação. Também foi retirada, por meio de emenda supressiva, a parte do texto que previa a utilização de recursos do Fundo Municipal de Proteção dos Animais de Araçatuba.

O santuário deverá ser instalado na zona rural do município, em uma estrutura adequada para abrigar os animais com dignidade, garantindo uma área mínima de cinco metros quadrados para cada um. O local deverá contar com profissionais qualificados, incluindo veterinários, para assegurar o atendimento necessário.

Abandono e maus-tratos

Para o autor da matéria, a criação de um santuário irá colaborar para que o município enfrente os desafios relacionados ao abandono e maus-tratos de animais, além de evitar a proliferação de zoonoses.

“Promover o controle populacional de cães e gatos abandonados e em situação de vulnerabilidade reduz o número de animais errantes nas ruas, evitando acidentes, maus tratos e a proliferação de doenças”, afirmou Morales.

Castração e vacinação

Além de resgatar e recuperar animais abandonados ou em situação de sofrimento, a proposta prevê a realização de castração, vacinação, vermifugação e a promoção de campanhas de adoção responsável.

O município poderá estabelecer parcerias com Organizações Não Governamentais (ONGs) e entidades de proteção animal, permitindo, inclusive, o recebimento de animais excedentes de abrigos superlotados.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS