RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Câmara de Birigui revoga cassação de Fermino Grosso, que volta a ser vereador

Ato foi publicado no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira, 29, após decisão do ministro Flávio Dino, do STF.

Fermino Grosso volta a ser vereador em Birigui

O presidente da Câmara Municipal de Birigui (SP), Reginaldo Fernando Pereira, o Pastor Reginaldo (PL), publicou, no Diário Oficial do Município, nesta sexta-feira, 29, que revoga a perda do mandato do vereador José Fermino Grosso (PP). Fermino, que foi o mais votado nas eleições municipais de 2024, também foi convocado, pelo mesmo ato, a tomar posse, novamente, como vereador na Câmara de Birigui.

O parlamentar do PP estava afastado do cargo desde o dia 17 de julho, após ser condenado a 1 ano e 6 meses de detenção pelo crime de calúnia, em decisão que havia transitado em julgado (quando não há mais recurso).

STF

A reviravolta do caso ocorreu após o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), anular o trânsito em julgado da sentença, em habeas corpus ajuizado pela defesa do vereador.

Os advogados de Fermino argumentaram que, antes do trânsito em julgado, tinham proposto o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) e o pedido não teria sido considerado pelo Ministério Público.

O ministro Flávio Dino acatou o recurso e determinou o encaminhamento ao MP, em Birigui, para que avalie a possibilidade do acordo.

Com a volta de Fermino à Câmara de Birigui, a funcionária pública municipal Dani do Canil (PP), que tinha assumido a vaga, volta a ser suplente.

Calúnia

Fermino foi condenado pelo crime de calúnia ao criticar o atendimento no pronto-socorro de Birigui, em março de 2023, e citar o nome de um representante da Organização Social de Saúde que gerenciava o PS na época.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS