CPI-10 forma 98 novos soldados da Polícia Militar

Na manhã desta quarta-feira (11), o quartel do Comando de Policiamento do Interior-10 (CPI-10), em Araçatuba (SP), foi palco da cerimônia de formatura de 98 novos soldados que passam a integrar a Polícia Militar. Em todo o estado de São Paulo, 2,8 mil soldados foram formados simultaneamente.

Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (11), o quartel do Comando de Policiamento do Interior-10 (CPI-10), em Araçatuba (SP), foi palco da cerimônia de formatura de 98 novos soldados que passam a integrar a Polícia Militar. Em todo o estado de São Paulo, 2,8 mil soldados foram formados simultaneamente.

Antes de serem designados para os batalhões em que atuarão a partir de março do próximo ano, os formandos participarão da Operação Verão, uma ação voltada à proteção da população, especialmente nos municípios litorâneos, durante o período de férias.

Inclusão feminina

Entre os 98 novos soldados formados pelo CPI-10, 18 são mulheres, número que reflete a atual capacidade da escola de atender às formandas femininas. Apesar de serem minoria, duas mulheres se destacaram entre os três melhores alunos da turma, demonstrando excelência no curso.

Cerimônia

A solenidade foi marcada por rituais tradicionais da Polícia Militar, homenagens e a presença emocionada de familiares dos formandos. No pátio do quartel, a celebração contou com discursos e reconhecimento ao esforço dos soldados.

A comandante do CPI-10, coronel Adriana Roledo Belluzzo, dirigiu-se aos novos policiais, ressaltando a responsabilidade que agora assumem ao representar a instituição.

“Vocês escolheram um ofício como profissão. Aqui, não é apenas um emprego, porque estarão prontos a entregar a própria vida, se necessário”, destacou.

Belluzzo também afirmou que a formação dos novos soldados permitirá que policiais da região de Araçatuba, atualmente lotados em outras localidades do estado, possam retornar à região, atendendo às solicitações de transferência.

Formação e capacitação

Dos 2,8 mil soldados formados no estado, 303 serão incorporados ao Corpo de Bombeiros. O curso, com duração de um ano, capacitou os policiais não apenas para o trabalho ostensivo, mas também para atender a demandas sociais, abordando temas como comportamento, conhecimento humano e mediação de conflitos.

Entre as disciplinas estudadas estão criminalística, psicologia, educação física, medicina legal, direitos humanos, direito civil e penal, trânsito, resgate e salvamento, entre outras.

Primeiro concurso da gestão

Durante a formatura em São Paulo, o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou a honra de formar os policiais do primeiro concurso da atual gestão. Ele enfatizou que a polícia é um pilar fundamental da sociedade e que o trabalho dos agentes deve ser pautado pela defesa do bem comum, acima de interesses pessoais.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS