RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Araçatuba apresenta projeto para doar Centro Cultural Ferroviário ao Sesc

Projeto de lei será encaminhado à Câmara Municipal; se aprovado, possibilitará a revitalização do espaço e a instalação de uma unidade do Sesc no município.

Imagem aérea do que sobrou do Centro Cultural Ferroviário | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Araçatuba (SP) apresentou aos vereadores, nesta terça-feira (27), o Projeto de Lei (PL) que prevê a doação, com encargos, da área onde funcionava a antiga Oficina de Locomotivas — hoje Centro Cultural Ferroviário — ao Serviço Social do Comércio (Sesc SP). A proposta, se aprovada pela Câmara Municipal, é um passo fundamental para o projeto de revitalização e requalificação do Centro Histórico da cidade, previsto no Plano de Governo da atual administração.

O PL vai ser encaminhado à Câmara nos próximos dias e, uma vez aprovado, dará a Araçatuba uma unidade do Sesc SP, que passará a oferecer atividades culturais, esportivas e de lazer naquele espaço.

O imóvel fica na Rua Rosa Cury, esquina com a Avenida dos Araçás, e integra o conjunto histórico da Vila Ferroviária da antiga Noroeste do Brasil (NOB), tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

Restauro e apoio técnico

De acordo com o Projeto de Lei, há encargos a serem realizados pela Prefeitura e pelo Sesc SP. Para a entidade, ficará a responsabilidade para o restauro da Oficina de Locomotivas de acordo com normas de proteção a patrimônio histórico e, posteriormente, promover atividades permanentes de cunho cultural, artístico, lazer, entre outros.

Caberá à Prefeitura dar apoio técnico e atuar em regime de responsabilidade solidária para viabilizar o restauro, cedendo ao Sesc SP projetos, estudos e levantamentos técnicos já existentes. Também está previsto que o Poder Público tem de oferecer agilidade administrativa no que se refere à análise e aprovação do projeto de restauro apresentado pelo Sesc, emitindo as licenças e alvarás necessários.

Multifuncional

A proposta preliminar indica que o Centro Cultural Ferroviário será um equipamento multifuncional, dotado de espaços de convivência, BiblioSesc, salas de múltiplo uso, ginástica, área de brincar, cafeteria, unidade do Programa Sesc Mesa Brasil e ações de educação para a sustentabilidade.

O modelo segue o conceito de “portas abertas” a toda a população, garantindo acesso prioritário aos trabalhadores dos setores de comércio, serviços e turismo, além de estudantes e famílias de menor renda.

O restauro do edifício, etapa indispensável para instalação dessa estrutura multifuncional, acontecerá conforme cronograma a ser apresentado pela entidade do Sistema S tão logo haja a aprovação do Projeto de Lei pela Casa Legislativa.

Memória

A secretária municipal de Cultura, Vanessa Manarelli, explica que a parceria com o Sesc SP integra uma estratégia mais ampla de requalificação de todo o Centro Histórico de Araçatuba, onde se encontram edificações de reconhecido valor histórico e cultural, à semelhança da própria Oficina de Locomotivas.

Outras frentes de requalificação, já em andamento ou em processo de implantação, incluem o tombamento do conjunto urbano conhecido como Vila Ferroviária, a restauração da Casa do Engenheiro Chefe e a análise estrutural da antiga plataforma ferroviária, uma construção em concreto armado característica do período em que a NOB geriu o complexo ferroviário local.

“A requalificação do Centro Ferroviário e posterior gestão por um conhecido e respeitado parceiro, como o Sesc SP, confere segurança a todo o processo, especialmente por se tratar de um equipamento estrategicamente localizado na região central de Araçatuba, cuja importância transcende seu valor histórico, sendo uma edificação de conhecido valor afetivo para a o cidadão araçatubense”, detalha Vanessa.

Patrimônio histórico

Para o prefeito Lucas Zanatta, o trabalho conjunto entre a administração municipal e o Sesc SP traz ainda mais segurança e robustez na recuperação de um edifício que há muito é aguardada pela população.

“Se aprovada, a medida devolverá à cidade um patrimônio histórico fechado há tanto tempo. Mais do que isso: entregará ao araçatubense um espaço no qual poderá usufruir de lazer, entretenimento e cultura com muita qualidade, tudo isso na região central de Araçatuba”, comemora Zanatta.

Autoridades

Estiveram presentes ao evento de apresentação da proposta do PL o prefeito Lucas Zanatta, a vice-prefeita Nice Zucon, a primeira-dama Priscila Zanatta, os secretários municipais Vanessa Manarelli (Cultura), Marcelo Teixeira (Governo), Nelson José da Silva (Gabinete), Planejamento (Sandro Cubas) e Lenice Freitas (Fundo Social), os vereadores Fernando Fabris, Hideto Honda, Rodrigo Ataíde, Carlinhos do Terceiro, Ícaro Morales e Sol do Autismo, e gestores do Sesc em Araçatuba e Sesc Birigui Andressa Gois (gerente) e Ana Paula Ambrósio (gerente adjunta), Jefferson Bittencourt (supervisor de programação cultural) e Marinho Rodrigues (supervisor de comunicação). Também prestigiaram os presidentes dos Sincomércios de Araçatuba, Gener Silva, e de Birigui, Mauricio Pazian.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS