RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Consciência Negra: Birigui reúne histórias inspiradoras em museu

Mostra reúne fotos e vídeos e pode ser vista de 17 a 25 de novembro, no Museu Histórico “Doutor Renato Cordeiro”

Imagem Ilustrativa

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o Museu Histórico “Doutor Renato Cordeiro”, de Birigui, recebe a exposição fotográfica e mostra de vídeos intitulada “Vidas Negras, Histórias que Inspiram”.

A mostra, que poderá ser visitada gratuitamente de 17 a 25 de novembro, visa valorizar e eternizar a trajetória e as inestimáveis contribuições de personalidades negras que moldaram a história cultural, social e esportiva da cidade.

A iniciativa destaca a força e o legado de moradores que, por meio de seus projetos e talentos, deixaram marcas profundas na comunidade biriguiense.

Entre os homenageados estão Wanderley de Andrade, ex-músico e maestro da renomada Corporação Musical “Maestro Antônio Passarelli”, e criador do popular “Forró do Delei”, que marcou época na cena cultural local.

Esporte, cultura e inclusão

O esporte e a inclusão social também ganham destaque com a homenagem a Edson de Almeida, idealizador do projeto “Escolinha de Futebol do Flamengo de Birigui”, que há anos oferece oportunidades e desenvolvimento para crianças e jovens da cidade por meio do futebol.

O trabalho comunitário e a filantropia são representados pela trajetória de Marinez dos Santos Souza e Adriane Crisley de Souza, fundadoras da Associação Comunidade Maranatha, uma organização que desempenha papel essencial no apoio e desenvolvimento social da região.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo (Secultur), Anderson Corandin, a exposição vai além de uma simples homenagem, sendo um convite à reflexão.

“É fundamental reconhecer essas vidas que construíram e inspiraram a identidade de Birigui. A mostra ‘Vidas Negras, Histórias que Inspiram’ é um ato de justiça histórica e uma celebração da riqueza cultural”, afirmou o secretário.

Serviço

A exposição poderá ser visitada de 17 a 25 de novembro, com entrada gratuita, no Museu Histórico “Dr. Renato Cordeiro”, que fica localizado na Praça James Mellor, s/n. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS