RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Espetáculo “A Falecida” marca abertura do Festival de Teatro de Araçatuba

A 21ª edição do Festara tem início neste sábado (20) e segue até o dia 27 de setembro, com atrações em diferentes pontos da cidade.

Peça é baseada na obra de Nelson Rodrigues | Foto: Divulgação

A 21ª edição do Festival de Teatro de Araçatuba (Festara) começa neste sábado (20) com o espetáculo “A Falecida”, um clássico do escritor Nelson Rodrigues. A peça será apresentada às 20h, no Teatro São João, em parceria com o Sesc Birigui (SP). Os ingressos gratuitos serão distribuídos uma hora antes, no local da peça.

A montagem narra o plano de Zulmira, portadora de tuberculose e moradora do subúrbio carioca, que sonha em ter um enterro luxuoso.

A persoangem quer se vingar da sociedade que zomba de sua condição de inferioridade, principalmente de Glorinha, sua prima e vizinha com quem tem uma competição antiga.

Protagonizada pela atriz Lucy Alves, a peça convida à reflexão sobre aparências e a complexidade das relações humanas.

O elenco conta ainda com os atores Thelmo Fernandes, Stela Freitas, Gustavo Wabner, Alcemar Vieira, Alan Ribeiro e Thiago Marinho. A direção é de Sérgio Módena.

O primeiro dia do Festara terá ainda oficina formativa “Memória e Fabulação, com a diretora Miwa Yanagizawa e o idealizador Gabriel Saito, e Ponto de Encontro: “Outros Navios para não Morrer”. As duas atrações serão no Centro Cultural Associata.

Acesso à cultura

Segundo a secretária municipal de Cultura, Vanessa Manarelli, o Festara é um dos eventos culturais mais longevos da história da cidade. “O festival se consolidou, ao longo dessas duas décadas, como verdadeiro patrimônio das artes cênicas de Araçatuba, alcançando toda a região”, afirmou.

“Mais do que um festival de teatro, o Festara é um espaço de democratização do acesso à cultura e da valorização dos nossos artistas. Ele projeta Araçatuba em um cenário cultural importante, reafirmando a arte como instrumento de identidade, de cidadania e desenvolvimento”, completou Vanessa.

Programação gratuita

O Festara segue até o dia 27 de setembro, transformando diversos espaços da cidade em grandes palcos. Será uma semana de festival, com apresentações teatrais, oficinas formativas e pontos de encontros. Uma programação completamente gratuita para a população.

Correalizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba (Associata) e Zona Plural de Arte e Cultura, o evento tem o apoio do Sesc Birigui, Sesi, Associação Paulista Amigos da Arte (APAA) e Governo de São Paulo.

Veja, abaixo, a programação completa do primeiro dia do Festara:

  • Oficina formativa: Memória e Fabulação
    Classificação: maiores de 16 anos
    Data: 20 de setembro (sábado)
    Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
    Local: Centro Cultural Associata
    Endereço: Rua 15 de Novembro, 275, Centro
    Informações: com a diretora Miwa Yanagizawa e o idealizador Gabriel Saito, a oficina propõe uma intersecção entre artes cênicas e performance para criação de projetos autorais.
  • “A Falecida”, com Lucy Alves, Thelmo Fernandes e grande elenco
    Classificação indicativa: 16 anos
    Horário: 20h
    Local: Teatro São João
    Endereço: Rua Dr. Luiz Nogueira Martins, 280, São João
    Informações: Ingressos serão liberados uma hora antes do início da peça
  • Ponto de Encontro
    Classificação indicativa: 18 anos
    Horário: 22h
    Local: Centro Cultural Associata
    Endereço: Rua 15 de Novembro, 275, Centro

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS