A Santa Casa de Birigui emitiu uma nota nesta sexta-feira (11) informando que, pela manhã, representantes da Defesa Civil e da equipe de engenharia da Prefeitura realizaram uma vistoria nos quartos que tiveram o forro danificado após um vazamento de água na noite anterior. O incidente ocorreu na ala de enfermaria feminina, o que resultou na remoção de pacientes por questões de segurança.
Segundo a administração do hospital, o vazamento afetou dois quartos da ala feminina, que foram esvaziados. Durante a inspeção, foi constatado que o dano se concentrou em apenas um dos quartos, onde as obras de reparo já foram iniciadas pela equipe de manutenção do hospital, com o apoio da Prefeitura.
Os pacientes da enfermaria feminina afetada foram realocados para outros leitos dentro da própria Santa Casa. O hospital informou ainda que, embora um dos quartos siga interditado, os dois quartos da ala masculina, que também foram esvaziados por precaução, já foram liberados. O quarto interditado possui seis leitos e todos os pacientes foram acomodados em outras áreas, sem necessidade de transferências para hospitais de outras cidades.
O desabamento do forro de PVC aconteceu por volta das 23h de quinta-feira (10), devido a uma desconexão na rede hidráulica. A água acumulada no forro acabou rompendo a estrutura. Após o ocorrido, a equipe médica avaliou os pacientes e, apesar do susto, não houve feridos.
A Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) foi notificada, caso fosse necessária a transferência de pacientes, o que não ocorreu. O prefeito de Birigui, Leandro Maffeis (Republicanos), junto com diretores do hospital e a Defesa Civil, esteve presente no local ainda na noite do incidente e continua acompanhando as ações de reparo.