A Defesa Civil do estado de São Paulo estendeu até esta terça-feira (10) o alerta de risco elevado para incêndios em todo o território paulista, devido à combinação de altas temperaturas e baixa umidade do ar. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), os próximos dias serão marcados por temperaturas em elevação e umidade relativa do ar abaixo dos 35%, níveis considerados críticos.
Na capital e na região metropolitana, os termômetros poderão marcar até 33°C, com a umidade do ar atingindo níveis preocupantes. A Defesa Civil orienta a população a tomar precauções, como manter-se hidratado, evitar exposição prolongada ao sol e limitar a prática de atividades físicas ao ar livre nos períodos mais quentes do dia. O uso de soro fisiológico nos olhos e no nariz também é recomendado.
Qualidade do ar em São Paulo
Um boletim divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) indicou que, das 22 estações de monitoramento instaladas na capital paulista, dez registravam qualidade do ar “muito ruim”, dez “ruim” e apenas duas apresentavam “moderada”. A pior qualidade do ar foi observada na região da Ponte dos Remédios, na Marginal do Tietê, onde os níveis de Partículas Inaláveis Finas (MP2,5) estavam elevados.
Essas partículas minúsculas são especialmente prejudiciais à saúde, podendo penetrar profundamente no sistema respiratório e aumentar os riscos de doenças cardíacas e pulmonares.