A forte chuva que atingiu Araçatuba (SP) nesse sábado (13) provocou alagamento em pelo menos 60 casas e levou a Defesa Civil a resgatar seis pessoas e cinco animais. O volume de precipitação, segundo o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciagro), foi de 110 milímetros, no período das 3h às 23h de sábado, ou seja, em 20 horas choveu o equivalente a 58% da média histórica prevista para todo o mês de dezembro, que é de 189,9 milímetros.
O ponto mais crítico da cidade foi o bairro Jardim América, nas imediações da Lagoa das Flores. Segundo a Defesa Civil, a bomba elétrica automatizada instalada no local não foi suficiente para dar vazão ao volume extremo de água, o que provocou o transbordamento da Lagoa.
Durante o temporal, uma operação de resgate foi conduzida pelo secretário de Segurança Pública, Júlio César dos Santos, e pelo coordenador da Defesa Civil, Eduardo Cardozo.
A equipe socorreu duas idosas, uma pessoa com dificuldades de locomoção devido a problemas respiratórios, três crianças e cinco animais. “Todas as vítimas terão apoio do Fundo Social de Solidariedade”, garantiu o secretário Santos.
Secretários de outras pastas, como Planejamento Urbano e Obras, também estiveram no local para coordenar os trabalhos. Uma retroescavadeira foi enviada para auxiliar no escoamento da água da lagoa.
Eventos Cancelados
A intensidade da chuva também forçou o cancelamento de toda a programação cultural e de lazer da Prefeitura para este sábado. O evento gastronômico “Comida de Boteco”, que reuniria 12 estabelecimentos no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, foi suspenso.
Consequentemente, o show gratuito do tradicional grupo Demônios da Garoa, que encerraria o festival, também não foi realizado.
Outra atração cancelada foi a apresentação do Presépio Vivo na Praça Rui Barbosa, que fazia parte da programação do “Natal Iluminado”.
A Prefeitura ainda não informou sobre possíveis novas datas para os eventos.



