A DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) e a Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso de Araçatuba (SP) passaram a funcionar no antigo prédio da Central de Flagrantes, localizado na rua Cussy de Almeida, atrás da CPJ (Central de Polícia Judiciária). A mudança, realizada na última semana, tem como um dos objetivos proporcionar maior privacidade às vítimas de violência.
Anteriormente, essas delegacias também estavam instaladas na CPJ, mas tomaram a decisão de mudar visando atender melhor o público-alvo, especialmente no caso da DDM. A Delegacia do Idoso, inaugurada em outubro de 2019 após a reforma do prédio da CPJ, e é especializada em crimes previstos no Estatuto do Idoso, Código Penal e Lei de Contravenções Penais.
A mudança de endereço não afeta o expediente dessas delegacias nos finais de semana e feriados, que continua sendo feito com prioridade no plantão policial, localizado no mesmo prédio da CPJ. O plantão funciona 24 horas por dia, e as ocorrências registradas são distribuídas diariamente para as diversas unidades no complexo da Polícia Civil.
O delegado assistente da Delegacia Seccional de Araçatuba, Marcelo Curi, destaca que o plantão é essencial para o atendimento ininterrupto. Além disso, a mudança de endereço permitirá disponibilizar espaço no prédio da CPJ/Deic para abrigar novos policiais, contratados em 2024, conforme o concurso em andamento. Estão previstas a nomeação de 57 escrivães, 33 investigadores e um número ainda não definido de delegados. Outro concurso em andamento visa formar mais 92 escrivães e 45 investigadores e delegados, sem número definido, para a região de Araçatuba.