Demora no atendimento no pronto-socorro de Araçatuba gera reclamações

Nesta terça-feira (9), o pronto-socorro de Araçatuba (SP) foi alvo de críticas devido à demora no atendimento aos pacientes. Por volta das 13h, a reportagem foi contatada por um paciente que relatou ter chego por volta das 7h e ainda não ter sido atendido.

Após contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, esta informou, às 14h30, que o tempo de espera estava um pouco acima de 4 horas para os atendimentos clínicos e 1 hora e 30 minutos para os atendimentos pediátricos. Segundo a nota divulgada, o pronto-socorro contava com quatro médicos clínicos e dois médicos na pediatria naquele momento.

Ferramenta de Priorização

Quanto aos motivos da demora, a Prefeitura explicou que o pronto-socorro municipal adota a ferramenta internacional de triagem por cores para priorização dos atendimentos. Nesse sistema, a cor vermelha indica atendimento imediato; laranja até 10 minutos; amarelo até 60 minutos; verde até 120 minutos; e azul até 240 minutos. A demora, conforme a nota, ocorre principalmente para pacientes com prioridades verdes e azuis.

Medidas Adotadas

Diante das reclamações, a administração municipal tomou medidas imediatas, incluindo a disponibilização de mais um médico e a ampliação do horário para o médico intermediário, quando os picos de atendimento são mais intensos.

Atualização do Quadro

Por volta das 16h30, a Prefeitura informou que o tempo de espera havia diminuído para 40 minutos nos atendimentos clínicos, mas havia aumentado para 2 horas e 10 minutos nos atendimentos pediátricos.

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