O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) implodiu nesta quarta-feira (23) parte da ponte “Prefeito Alidino Valter Bonini”, localizada na divisa entre Barbosa e José Bonifácio, que cruza o rio Tietê. A estrutura, situada no km 262 da rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), será parcialmente substituída por uma ponte metálica, com o objetivo de ampliar o vão de navegação de 39 para 110 metros, facilitando o transporte de cargas da Hidrovia Tietê-Paraná.
Segundo o governo do Estado, estão sendo investidos R$ 21,8 milhões na obra, que inclui a construção de uma estrutura metálica para substituir dois pilares, eliminando restrições físicas na navegação e aumentando a eficiência do transporte aquaviário.
Impacto e Montagem da nova estrutura
O subsecretário de Logística e Transportes da Semil, Denis Gerage Amorim, afirmou que a ampliação do vão permitirá maior segurança e eficiência, reduzindo o tempo de desmembramento de comboios de barcaças ao passar sob a ponte. A nova ponte metálica já foi montada à margem do rio e será instalada sobre pilares de concreto no local da antiga estrutura.
Desde o início das obras, o trecho da rodovia está interditado, com previsão de liberação em até 60 dias. No entanto, o superintendente do DER, Sérgio Codelo, informou que a equipe está trabalhando para antecipar a reabertura, dada a importância da travessia para a população local. Além disso, a obra contribuirá para o aumento da segurança nas rodovias, retirando veículos pesados e promovendo o transporte hidroviário.
Ampliação da Hidrovia Tietê-Paraná
As obras de ampliação da Hidrovia Tietê-Paraná, iniciadas no primeiro semestre de 2023, visam aprofundar o canal de Nova Avanhandava, um projeto estratégico para melhorar a logística e a navegabilidade no Estado. Com um investimento superior a R$ 300 milhões, a meta é garantir o transporte contínuo durante períodos de estiagem, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2026.
Essas melhorias abrangem municípios como Araçatuba, Birigui, Brejo Alegre e Santo Antônio do Aracanguá. Espera-se que, após a ampliação da profundidade do rio entre os reservatórios Ilha Solteira e Três Irmãos, o volume de cargas movimentado pela hidrovia possa triplicar, chegando a 7 milhões de toneladas.
A partir de 1º de novembro, inicia-se o período de defeso, suspendendo detonações subaquáticas nas obras para preservar a fauna local, com retomada prevista após 28 de fevereiro de 2025.