Desmanches em Araçatuba são lacrados durante fiscalização

Em uma operação de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizada entre 25 e 27 de outubro, em Araçatuba, dois estabelecimentos de desmonte de veículos foram lacrados e seus responsáveis autuados. No total, 302 alvos foram inspecionados nas cidades de São Paulo, Santos e Araçatuba.

Vinte e seis desses locais não tinham a autorização necessária e tiveram suas atividades interrompidas até regularizarem sua documentação. Em Araçatuba, dos seis estabelecimentos vistoriados, dois foram lacrados e autuados, dois não estavam envolvidos em desmonte de veículos e um realizava atividades diferentes. Apenas um estava em conformidade com os requisitos legais.

Essas ações fazem parte da Operação Peça Legal, uma iniciativa conjunta envolvendo o Detran, a Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) do Ministério Público, a Controladoria-Geral do Estado, e as polícias Civil e Militar.

O objetivo principal é combater roubos e furtos de veículos e peças. Os alvos foram selecionados com base em investigações prévias que incluíram denúncias de irregularidades e credenciamento inadequado, bem como análise de dados da Secretaria da Fazenda.

Em relação à cidade de São Paulo, somente 11 estabelecimentos estavam corretamente credenciados e não apresentaram irregularidades na última fiscalização. No entanto, 18 endereços indicados eram inexistentes, e outros 45 locais estavam fechados, com suspeitas de estarem operando como desmontes ilegais.

Dos estabelecimentos fiscalizados, 102 não estavam envolvidos em nenhuma atividade, enquanto 92 realizavam atividades diversas. Além disso, 24 estabelecimentos foram lacrados e autuados por falta de credenciamento junto ao Detran-SP.

Até setembro deste ano, foram realizadas um total de 400 fiscalizações integradas, juntamente com 18 operações especiais em colaboração com as forças policiais. Durante o ano, aproximadamente 800 desmontes e 5.350 delegatários (entidades ou indivíduos autorizados pelo Detran) foram submetidos a fiscalização.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS