Aproveitando o Dia D de Vacinação, o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas de Penápolis (SP) também realizará a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal e Avaliação da Saúde Bucal. Equipes da Clínica Odontológica estarão nas Macros de Saúde para avaliação e orientação de saúde bucal.
A Campanha de Prevenção do Câncer Bucal é direcionada a idosos a partir de 60 anos, porém qualquer pessoa pode obter orientação junto a equipe de odontologia. Pessoas que apresentarem manchas brancas e feridas, principalmente as que não causam dor e com mais de 15 dias, devem procurar uma avaliação de um dentista.
Segundo o chefe do Centro de Especialidades Odontológicas, o dentista Luiz Gustavo Grossi Vieira, explicou que os fumantes e as pessoas que consomem bebidas alcoólicas apresentam maior risco de desenvolver o câncer bucal. “O câncer de boca é uma doença silenciosa, pois a pessoa apresenta uma ferida que não causa dor, mas pode se tornar uma lesão cancerosa”, afirmou.
O dentista ainda acrescentou que a população pode fazer um autoexame para verificar a existência de alguma lesão ou ferida em sua boca. “O autoexame também deve verificar se há algum caroço no pescoço e olhar se há alguma mancha na boca, ferida nos lábios”, destacou Luiz Gustavo.
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer bucal é um tumor maligno que acomete a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.
O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.