O ano de 2024 começou com a chegada de duas meninas nas maternidades da Santa Casa de Araçatuba (SP) e Birigui. Na Santa Casa de Araçatuba, a pequena nasceu pontualmente às 7h52 da segunda-feira (1), pesando 2,416 quilos e medindo 46 centímetros. A única informação disponível até o momento é que os pais são residentes em Araçatuba.
Enquanto isso, em Birigui, a Santa Casa anunciou o nascimento de Melissa Mariáh de Oliveira Sampaio, às 14h21 do mesmo dia, com 36 semanas e três dias de gestação. Com um peso de 2,625 quilos e medindo 45 centímetros, Melissa é filha da assistente de vendas Silmara Aparecida de Oliveira Assis, de 30 anos, e do protético Fabio Sampaio, de 43 anos, ambos também moradores de Araçatuba. A mãe expressou sua alegria, afirmando que a gravidez foi planejada e aguardada com grande expectativa.
O parto de Melissa foi realizado por cesárea, conduzido pelos médicos Clóvis Yamaguti e Maurício Blanco, ginecologistas e obstetras, e contou com a assistência da pediatra Mariane Bredariol Gazotto de Queiroz.
Apesar de a chegada da pequena ter ocorrido antes do esperado, o casal recebeu uma lembrança especial da equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico – a “Árvore da Vida”. Essa pintura, feita por meio do “carimbo” da placenta, é uma recordação que se alinha às práticas de humanização dos atendimentos, proporcionando aos pais uma lembrança única e simbólica desse momento especial.
A Santa Casa de Birigui, que realiza em média 108 partos por mês, é reconhecida como referência em obstetrícia para pacientes de Birigui e cidades circunvizinhas. De janeiro a novembro de 2023, foram realizados 1.197 partos, sendo 762 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).