Uma pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) revela que das 20.511 Microempreendedoras Individuais (MEI) cadastradas em Araçatuba (SP), 9.833 são mulheres, representando 47% do total. Esse número supera a média nacional, onde as mulheres compõem 45% dos MEIs. A analista de Negócios do Sebrae, Vanessa Sargon, atribui esse aumento do empreendedorismo feminino à busca por autonomia financeira e independência.
Vanessa destaca o papel crucial do empreendedorismo feminino na redução das desigualdades de gênero, na geração de renda e no desenvolvimento econômico local, principalmente em setores como beleza, vestuário e alimentação. Um exemplo é Leila Oliveira Sanches, que após trabalhar por 23 anos sob o regime CLT, encontrou na área de design de sobrancelhas e clínicas uma nova oportunidade de empreender, proporcionando-lhe flexibilidade e qualidade de vida.
Os dados do Sebrae revelam que em 2022 o Brasil registrou o maior número de mulheres à frente de negócios próprios, totalizando 10,3 milhões, sendo que 87% delas trabalham por conta própria. Outra pesquisa, realizada em parceria com o Sebrae Delas Mulher de Negócios, mostra que 38,3% das empreendedoras atuam como MEIs, evidenciando o impacto e a importância crescente do empreendedorismo feminino na economia brasileira.