Michel Teló, que não é nome artístico, é nome mesmo, foi batizado para ser artista. Artista que não faz lambança, não entra em dividida, com pinta de bom moço. “Humilde residência”, que era um pagode e foi transformada em balada ao ser gravada, nasceu aqui em Araçatuba, autoria de Tiago Marcelo, Malcolm Lima, Luiz Henrique e Fernando, por isso foi uma das primeiras a ser cantada no show do dia 21 de junho de 2024 na praça Rui Barbosa de Araçatuba. Honraria cumprida.
A praça Rui Barbosa, apelidada de Praça do Boi, pois antigamente os fazendeiros ficavam nelas discutindo o preço da carne, estava depauperada. A sua recuperação foi polêmica, mas o então prefeito Cido Sério (atual PV) encarou o problema e sua reforma (não foi restauração), depois de dois anos, foi entregue em 29 de junho de 2014, cuja administração ficou na esfera da Secretaria Municipal de Cultura. E na época, este cronista era o secretário da pasta. O piso passou do antigo “petit pavè” para o tijolos mais ecológicos, “paver”
Na época, o ciúme que o prefeito Cido Sério tinha da praça era o mesmo que a filha mais moça manifestava no pai. Chegava a impedir o uso mais amplo do logradouro público. Sendo o prefeito Dilador Borges, PSDB, seu sucesso, ele abriu as porteiras da praça Rui Barbosa, chegando às raias da irresponsabilidade.
Na Secretaria Municipal de Cultura, a praça era para ser usada para pequenos shows, tipo retretas com dominicais com cadeiras para que a terceira idade assistisse ao espetáculo confortavelmente. Pela falta de um parque amplo para passeios, corridas, arborização, o Arraiá da Solidariedade (Fundo Social) foi tomando a praça com seus grandes eventos, chegando ao show de Michel Teló e grupo Tradição.
Depois do show, na terça-feira, fui ver a praça Rui Barbosa, o que sobrou do local depois de ela receber Araçatuba e região para ver artista tão famoso a cantar. Não havia espaço para tanto. A escolha do local não fora racional. Apresentei ao local minhas condolências.
A praça teve seus canteiros pisoteados, transformados em solo sem grama, marrom, na cor do solo. Com cara de quem sofreu uma agressão descomunal. Está na hora de transferir o Arraiá da Solidariedade para lugar mais amplo. Nesses seis meses restantes da administração Dilador Borges (PSDB) é viável fazer ação intensiva de recuperação, principalmente na vegetação rasteira. Fazer a festa na praça Rui Barbosa, sabendo que seria monstruosa, foi uma ação negativa para o meio ambiente.