O América Futebol Clube segue sua caminhada na Segunda Divisão do Campeonato Paulista em busca do acesso. Classificado para as oitavas de final, o Rubro enfrenta o Santacruzense em dois jogos de mata-mata. A partida de ida está marcada para este domingo (28), às 15h, em Santa Cruz do Rio Pardo, a quase 300 km de São José do Rio Preto. Devido à distância, o grupo planeja pegar a estrada neste sábado.
O Mecão fez uma campanha de ascensão e comprometimento na primeira fase. Foram dez jogos pelo Grupo 1. Ao todo, o time só perdeu uma vez: fora de casa, contra o Tupã, na terceira rodada. Foram cinco vitórias e quatro empates, somando 19 pontos. Um aproveitamento acima dos 60%. Nas últimas rodadas, o Rubro chegou a vencer três partidas seguidas e fechou essa fase com um empate diante do líder do grupo, José Bonifácio, o único time invicto da competição até aqui.
No Grupo 1, o América ficou em segundo lugar, deixando para trás Assisense, Tupã, Riopretano e Santa Fé. Na classificação geral dos quatro grupos, o time ficou em sexto entre os 16 classificados. Nesta fase, foram 16 gols marcados e sete sofridos. Onze atletas marcaram com a camisa americana e apenas Gabriel Vitor marcou duas vezes. Um dos 13 gols foi contra. Os números colocam o América entre as melhores defesas dos 24 times da primeira fase, já que o menor número de gols sofridos foi seis.
Jogo de volta será em casa
Como o regulamento para esta fase eliminatória da competição prevê o cruzamento dos melhores colocados na classificação geral com as campanhas menos favoráveis — primeiro com o décimo-sexto, segundo com o décimo-quinto e assim por diante —, o América disputa uma vaga, em dois jogos, com o Santacruzense, que ficou em décimo-primeiro lugar, com 14 pontos. O jogo de ida é fora de casa e o jogo de volta será no Teixeirão, diante de sua torcida.
Kinho Forgiarini, técnico americano, acredita que, pela estrutura do clube e pelo trabalho feito, o time poderia ter pontuado ainda mais. Porém, entende que o futebol não é algo exato e que o importante agora é a doação em campo neste mata-mata para seguir com o sonho rubro do acesso.



