RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Atleta araçatubense quebra o recorde e fica entre os 5 melhores do mundo no arremesso de peso

Alessandro Borges Soares, 18 anos, conseguiu o feito nesse sábado, 6 de setembro, ao arremessar 20,15 metros, no Campeonato Brasileiro que é realizado no Recife, Pernambuco.

Alessandro Borges Soares, campeão brasileiro e entre os top 10 do mundo | Foto: Gustavo Alves/Confederação Brasileira de Atletismo

O atleta araçatubense Alessandro Borges Soares, 18 anos, quebrou o recorde brasileiro no arremesso de peso, neste sábado, 6 de setembro, e está entre os top cinco do mundo na categoria sub-20. Ele conseguiu a façanha no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo, no Recife, Pernambuco, ao arremessar 20,15 metros. O recorde anterior, obtido em 2013, era de 19,53 metros, de Nelson Henrique Gonçalves Fernandes.

A prova, realizada no Centro de Esporte, Lazer e Cultura Alberto Santos Dumont, não foi nada fácil, pois os três primeiros colocados arremessaram acima dos 18 metros, o que exigiu muito esforço de Borges, que agora é o quinto melhor do mundo em sua categoria. Ele é fruto do trabalho de base realizado na Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba (SP), onde ficou até o início de 2025.

Hoje no Praia Clube-Cemig-Exército-Futel-MG, de Uberlândia (MG), Borges ficou muito feliz com o resultado. “A temporada sub-20 ainda tem mais disputas. Agora a gente vai brigar pelo Pan-Americano e pelo Sul-Americano, para chegar muito bem e levar o Brasil ao topo novamente. Minha marca é esforço e muito treino. Foi fruto do nosso treino, do nosso esforço e suor. E vai vir muito mais!”, afirmou o atleta, que arremessou um peso de 6 quilos.

Sua meta, agora, é focar em terminar a temporada 2025 com 21 metros. “Se Deus quiser, vamos conseguir”, disse ele, que foi descoberto pela treinadora Andrea Maria Pereira Brito, ex-atleta de sucesso no peso e no disco, com quem treina até hoje. “O Alessandro tem ainda duas competições este ano para melhorar essa marca. Estamos felizes pelo resultado, por essa quebra de recorde, mas sei que ele pode muito mais. Agora, é só acertar alguns detalhes”, afirmou a técnica.

As próximas provas do atleta araçatubense serão o Pan-Americano, entre 3 e 5 de outubro, em Villavicencio, na Colômbia, e o Sul-Americano, em Lima, Peru, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro.

Revelação do atletismo em 2024

Borges foi escolhido como revelação do atletismo brasileiro da última temporada. Teve um ano de 2024 brilhante, ao conquistar o mundial escolar no Bharein, no Oriente Médio, além do campeonato brasileiro e sul americano sub-18 e sub-20.

No Troféu Brasil, em agosto de 2025, Alessandro Borges Soares conquistou a medalha de bronze com seu recorde pessoal (18,81 m), conquistando o seu primeiro pódio em uma competição adulta. Já no Pan-Americano Júnior de Assunção, no Paraguai, também em agosto, ganhou o bronze ao arremessar 17,97 metros.

No Recife

Na competição deste sábado, no Recife, os outros atletas que ocuparam o pódio junto com Borges foram
Pedro Rafael Modesto (DMV Vale do Ribeira-SP), que conquistou o segundo lugar, com 18,65 m, e Alberto Rodrigues dos Santos Filho (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG), o terceiro, com 18,10 m.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS