Faleceu na sexta-feira (25), aos 93 anos, a ex-prefeita de Araçatuba (SP), Germínia Dolce Venturolli, em sua residência na Chácara Morada do Sol. Germínia comandou a cidade em dois mandatos, de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000, e foi uma figura marcante na política local. O velório ocorre neste sábado (26) na Câmara de Araçatuba, a partir das 9h, com sepultamento previsto para as 17h no cemitério da Saudade. Ela deixa quatro filhos, nove netos e bisnetos.
Formada em pedagogia, Germínia iniciou sua trajetória política ao lado do marido, Sylvio José Venturolli, ex-prefeito e deputado federal. Visionária, Germínia tinha como um dos principais objetivos de seu primeiro mandato a remoção dos trilhos da antiga estrada de ferro que dividia a cidade, um projeto que iniciou e que foi concluído na administração de seu sucessor, Domingos Andorfato.
Outro destaque de sua gestão foi a implantação da Guarda Municipal e da Secretaria de Segurança de Araçatuba, bem como a construção do prédio do Hospital da Mulher e do Velório Municipal. Germínia também fundou o pronto-socorro Aida Vanzo Dolce, que homenageia sua mãe, e hoje abriga o Centro de Especialidades em Saúde Auxilium.
Na área de infraestrutura e meio ambiente, Germínia foi responsável por implantar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que iniciou o sistema de saneamento básico de Araçatuba, trazendo avanços importantes para a saúde pública e a qualidade de vida da população. Durante sua gestão, também criou a prainha municipal às margens do rio Tietê, que se tornou um espaço de lazer.
A ex-prefeita deixa um legado de obras e iniciativas que transformaram Araçatuba e contribuíram para o desenvolvimento urbano e social da cidade. Sua trajetória política e suas realizações são relembradas e celebradas pelos moradores, que se despedem de uma das líderes mais influentes da história local.