César Ajala Santiago da Costa, de 35 anos, faleceu após ser baleado por policiais militares durante uma operação para cumprir mandado de busca e apreensão em Valparaíso (SP) na manhã de quinta-feira (11). Costa havia deixado a prisão em 23 de outubro de 2023, após progredir para o regime aberto.
De acordo com informações da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), Costa cumpria pena por roubo e tráfico de drogas. Ele tinha sido condenado a 5 anos e 4 meses de prisão pelo roubo em 2016 e a 6 anos, 9 meses e 20 dias pelo tráfico de drogas em 2019.
Costa também era investigado no desaparecimento de Bruno Henrique Pereira de Almeida, suspeito de homicídio e ocultação de cadáver. A polícia acredita que o ex-presidiário continuava envolvido com o tráfico de drogas na região.
Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, Costa teria disparado contra os policiais, que revidaram, resultando em sua morte. A polícia afirmou que o local foi periciado e os entorpecentes foram apreendidos, juntamente com uma arma de fogo com numeração suprimida.
Os fatos estão sendo investigados por meio de inquéritos policiais e militares, e a Polícia Militar reafirmou seu compromisso com a defesa da vida e a integridade física dos cidadãos.