Falta de testes rápidos de Covid-19 afeta atendimento em serviços de saúde de Araçatuba

Foto: Prefeitura de Araçatuba/Divulgação

A falta de testes rápidos para detecção da Covid-19 tem impactado o atendimento no pronto-socorro municipal e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Araçatuba.

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Saúde, o município depende do fornecimento de testes pelo Ministério da Saúde, os quais não são enviados desde dezembro do ano passado. Como alternativa, os pacientes com sintomas da doença têm sido submetidos ao método de coleta do nariz para testagem.

A expectativa é que um total de 10 mil testes rápidos seja entregue, sendo metade proveniente do Ministério da Saúde até a próxima semana. Em janeiro, as unidades de saúde solicitaram apenas 625 testes, enquanto em fevereiro já foram distribuídos 2.050 testes.

Com base no relatório de consumo, os estoques das unidades revelam que em dezembro foram realizados 1.094 testes, seguidos por 1.323 em janeiro e 1.836 até o último sábado (24).

Segundo orientações da Secretaria de Saúde, a testagem é recomendada a partir do segundo dia de sintomas gripais, com o resultado sendo emitido entre três a sete dias após a coleta.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS