Projeto da Fundação Dorina Nowill promove curso de leitura inclusiva em Araçatuba

Araçatuba vai receber, nos dias 28 e 29, uma iniciativa voltada para a promoção da leitura inclusiva. A Fundação Dorina Nowill para Cegos, por meio de sua Rede de Leitura Inclusiva, está promovendo um projeto que busca fortalecer os laços entre leitores, educadores, mediadores de leitura, agentes de bibliotecas e diversas instituições, tanto públicas quanto privadas, com o objetivo de disseminar a leitura acessível por todo o Brasil.

Essa ação tem como propósito assegurar o direito das pessoas com deficiência nas políticas relacionadas a livros e leitura.

A parceria entre a Rede de Leitura Inclusiva, a Secretaria Municipal da Cultura e o Instituto para Cegos Santa Luzia resultou na organização de uma formação de dois dias, que se concentrará na inclusão da pessoa com deficiência visual no universo literário. A programação abrange atividades específicas para educadores, mediadores de leitura e demais interessados na temática.

As inscrições podem ser realizadas por meio do formulário disponível o endereço eletrônico https://forms.office.com/r/AG2219JNGi. A formação será conduzida por Amanda Silva, uma educadora comprometida com a democratização de valores educacionais livres de capacitismo.

Amanda é mãe de uma menina autista, formada em biologia e atualmente graduanda em pedagogia. Sua experiência abrange atuação como educadora em diversas esferas, incluindo a Rede Nacional de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Programação:

  1. Roda de Conversa: A leitura inclusiva e os leitores

Público-alvo: Educadores, mediadores de leitura e interessados no tema
Data e horário: 28/11 das 7h30 às 11h (com café de boas-vindas)
Local: Secretaria Municipal da Educação, Unidade 2, Rua São Paulo, 728 – Vila Mendonça, Araçatuba
A roda de conversa abordará questões cruciais sobre o acesso ao livro e à leitura por pessoas com deficiência visual.

Dentre os tópicos a serem discutidos, destacam-se: os diferentes formatos de acesso à leitura, os mitos relacionados à vivência de pessoas cegas e com baixa visão. Os participantes receberão certificado de participação.

  1. Oficina de Mediação de Leitura: Mediando histórias para pessoas cegas e com baixa visão
    Público-alvo:
    Educadores, mediadores de leitura e interessados no tema
    Data e horário: 29/11 das 7h30 às 11h (com café de boas-vindas)
    Local: Secretaria Municipal da Educação, Unidade 2, Rua São Paulo, 728 – Vila Mendonça, Araçatuba
    A oficina abordará o desafio de mediar leitura quando o público-alvo não tem a visão como recurso. Serão discutidos o papel da mediação de leitura, estratégias e desafios para criar ações inclusivas. Os participantes também receberão certificado de participação.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS