O Hemocentro de Fernandópolis (SP) enfrentou uma perda significativa de mais de 250 bolsas de sangue devido a uma interrupção de energia ocorrida na segunda-feira (11) durante um temporal.
De acordo com informações levantadas, as bolsas de sangue foram expostas a temperaturas inadequadas e, consequentemente, tiveram que ser descartadas. A situação é motivo de preocupação para a equipe local, especialmente considerando a queda nas doações de sangue no final do ano.
Atualmente, o Hemocentro de Fernandópolis enfrenta escassez de todos os tipos sanguíneos. A instituição presta atendimento a mais de 50 municípios nas regiões de Jales, Votuporanga e Ilha Solteira (SP).
A Elektro, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na cidade, foi questionada sobre o incidente. A empresa informou que mobilizou funcionários até o hemocentro, restabelecendo a energia em 50 minutos.
No entanto, ressaltou que o gerador do local opera parcialmente. Em resposta à situação, os colaboradores estão se mobilizando para participar de uma campanha de doação.
O Hemocentro está situado junto ao pronto-socorro da Santa Casa de Fernandópolis, na Rua Simão dos Santos Gomes, 266, bairro Jardim Santista. O local atende de segunda a sábado, das 8h às 17h, e não requer agendamento para doações.
Quem pode doar:
- Homens e mulheres com idade a partir de 18 até 69 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores de 16 e 17 anos são aceitos na doação se acompanhados dos pais e/ou responsável legal;
- O doador deve estar em boas condições de saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias), sem feridas e/ou machucados pelo corpo ou na boca;
- Homens e mulheres que tenham mais de 50 quilos;
- Pessoas alimentadas (o doador NÃO deve estar em jejum). Fazer refeições leves e não gordurosas nas últimas quatro horas que antecedem a doação;
- Que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação;
- Que não tenha fumado nas duas horas que antecedem a doação;
- Que tenha feito exame de endoscopia há mais de seis meses.