Caique da Silva Barbosa, natural de Ilha Solteira (SP), foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (6) na cadeia de Penápolis. Segundo o delegado Eugênio Pedro Bibiano Timóteo dos Santos, responsável pela investigação, o companheiro de cela da vítima confessou o crime durante o café da manhã.
De acordo com o delegado, Barbosa dividia a cela com um homem preso na segunda-feira (3) após incendiar uma casinha de madeira que fazia parte da decoração de Natal na região central de Lavínia. O crime ocorreu entre o fim da madrugada e o início da manhã, mas só foi relatado pelo acusado por volta das 7h, durante a entrega do café.
Sem acesso a objetos cortantes, o autor afirmou ter utilizado as próprias mãos para matar Barbosa, alegando legítima defesa. Ele declarou ter sido ameaçado de morte pela vítima e teria agido em retaliação. O flagrante foi registrado e o corpo da vítima encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Araçatuba para exame necroscópico.
Barbosa havia sido preso na segunda-feira (3) após tentar furtar um hotel na área central de Ilha Solteira. Ele foi flagrado pelo zelador no interior do estabelecimento enquanto mexia no quadro de energia. O suspeito conseguiu fugir, mas foi localizado pela Polícia Militar horas depois.
Dias antes, Barbosa já havia sido preso por furtar uma bicicleta, mas recebeu liberdade provisória após audiência de custódia. No entanto, a nova tentativa de furto resultou em sua prisão na cadeia de Penápolis.
O autor do homicídio, por sua vez, foi preso em flagrante na mesma segunda-feira (3), após incendiar a “Casinha do Papai Noel” em Lavínia. O fogo destruiu completamente a estrutura e danificou um poste de energia elétrica. Ele foi detido próximo ao local do crime e confessou ser o responsável pelo incêndio. A investigação segue em andamento para apurar as circunstâncias do assassinato.



