A Polícia Ambiental de São Paulo aplicou uma multa de R$ 6 mil a um sitiante de 54 anos após ele ter enforcado um cachorro que havia mordido um dos bezerros em sua fazenda, localizada em Nova Castilho. O incidente ocorreu no dia 27 de setembro e foi capturado por câmeras de segurança da propriedade.
De acordo com informações do 2º Pelotão da Polícia Ambiental, a multa foi emitida na última sexta-feira (1º) com base no artigo 29 da Resolução SIMA 05/21, que trata de maus-tratos a animais. Como a ação resultou na morte do animal, o valor da multa foi dobrado, totalizando R$ 6 mil.
Além da sanção administrativa, o sitiante também enfrenta repercussões criminais. Ele é investigado sob o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que prevê pena de detenção de três meses a um ano, podendo ser aumentada em até um terço devido à morte do cachorro.
O crime foi denunciado à polícia pelo irmão do sitiante, que teve acesso às gravações das câmeras. As imagens mostram o homem amarrando o cachorro a uma corda, que estava fixada a um trator, e o deixando pendurado até que o animal morresse enforcado. O cachorro também foi agredido com uma barra de ferro.
O caso foi formalmente registrado na delegacia da região, e as autoridades seguem investigando o ocorrido, reforçando a importância da proteção aos animais e a punição para atos de crueldade.