Na manhã desta sexta-feira (20), a Polícia Civil de Guararapes (SP) prendeu um homem sob investigação por agiotagem e extorsão. O suspeito já havia sido investigado pela Polícia Federal em relação ao roubo aos bancos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal em Araçatuba, ocorrido em agosto de 2021, durante o qual uma quadrilha aterrorizou a cidade com o uso de explosivos e civis feitos reféns.
No entanto, a prisão recente não possui ligação com o assalto aos bancos. A investigação teve início em setembro após uma vítima denunciar que havia contraído um empréstimo com o suspeito a juros excessivos. Após receber o dinheiro, a vítima foi vítima de extorsão, quando o investigado e outro homem, ainda não identificado, cobraram o pagamento, fazendo uso de intimidação e graves ameaças.
Durante as buscas na residência do suspeito, a polícia apreendeu várias notas promissórias em branco assinadas por diferentes pessoas, um caderno com anotações de contabilidade, um notebook e um celular. O suspeito, que estava usando uma tornozeleira eletrônica, foi levado à delegacia de Guararapes, onde foi registrada a ocorrência. Ele permanecerá à disposição da Justiça e será encaminhado à prisão de Penápolis.
Os materiais apreendidos serão enviados para perícia, e a investigação prosseguirá para identificar o segundo homem envolvido na extorsão à vítima. A polícia também está aberta a possíveis denúncias de outras vítimas que possam ter enfrentado situações semelhantes e encoraja que procurem a delegacia para contribuir com a investigação.