Hospital Unimed Araçatuba promove curso para aprimorar técnicas de acesso vascular

Foto: Divulgação | Unimed Araçatuba

O Hospital Unimed Araçatuba promoveu o Curso Prático em Acesso Vascular Ecoguiado (CPAVE), voltado para médicos cooperados que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico, pronto-socorro, hemodinâmica e cirurgia vascular.

O acesso venoso central é um procedimento com riscos inerentes, incluindo lesões vasculares, sangramentos e traumas. No entanto, quando realizado de forma ecoguiada por ultrassom, apresenta uma precisão excepcional na localização de veias e artérias, reduzindo significativamente o risco de complicações, como punção arterial acidental ou extravasamentos de líquidos, o que torna o procedimento mais seguro para o paciente.

Durante o curso, os participantes tiveram acesso a uma abordagem teórica abrangente, que incluiu anatomia vascular, conceitos básicos de ultrassonografia, tipos de aparelhos de ultrassom e sua instrumentação, além de técnicas e complicações relacionadas aos acessos vasculares ecoguiados na prática diária.

Além disso, foram disponibilizadas estações de treinamento prático, onde os médicos puderam praticar em modelos humanos e simuladores realísticos específicos de punção vascular ecoguiada (phantom).

O diretor técnico do Hospital Unimed Araçatuba, Dr. César Gabas, ressalta a importância do CPAVE como um avanço significativo na capacitação dos profissionais de saúde. “Através desse procedimento, conferimos maior segurança e eficácia nos acessos vasculares, o que se traduz diretamente em uma melhor qualidade de atendimento aos pacientes”, destaca.

*Trata-se de técnica de acesso vascular guiado por ultrassom, que proporciona maior segurança e eficácia nos procedimentos médicos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS