Trata-se de uma iniciativa da ANS que visa avaliar e divulgar os resultados dos indicadores de qualidade dos prestadores hospitalares, além de oferecer aos beneficiários maior transparência na escolha de serviços de saúde.
O Hospital Unimed Araçatuba acaba de conquistar o certificado de participação no Programa de Monitoramento da Qualidade da Assistência Hospitalar da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Este certificado é concedido a instituições que compartilharam seus indicadores de qualidade assistencial para aprimoramento do programa é fundamental para a confiança dos beneficiários e operadoras de planos de saúde.
O Programa de Monitoramento da Qualidade da Assistência Hospitalar faz parte do Programa de Qualificação de Prestadores de Serviços de Saúde – Qualiss, uma iniciativa da ANS que visa avaliar e divulgar os resultados dos indicadores de qualidade dos prestadores hospitalares. O objetivo é aprimorar a capacidade de avaliação e escolha das operadoras de planos de saúde, além de oferecer aos beneficiários maior transparência na escolha de serviços de saúde.
O programa classifica os hospitais com base em três indicadores fundamentais:
· Efetividade: Mede os resultados dos procedimentos realizados, as condutas adotadas e a adesão aos protocolos institucionais.
· Eficiência: Avalia a qualidade e agilidade dos processos, buscando o máximo cuidado com os recursos disponíveis em cada contexto.
· Segurança: Reflete a atenção das instituições em evitar danos aos pacientes, evidenciando o comprometimento com as práticas assistenciais de qualidade.
O Hospital Unimed Araçatuba, que participa do programa desde sua criação, em 2022, apresentou dados dos seis indicadores priorizados para o ano-base de 2023, destacando-se pela sua transparência e comprometimento com a assistência prestada.
Para Letícia Sanches, supervisora do departamento de Gestão de Qualidade da Unimed Araçatuba, essa certificação é um marco importante. Ela afirma: “Conseguimos nos comparar com instituições do mesmo padrão que se preocupam com a qualidade assistencial e efetividade dos processos institucionais, buscando a melhoria contínua e a segurança do paciente”.