Um caseiro de 84 anos foi preso em flagrante na manhã dessa sexta-feira (19) em Penápolis (SP) sob suspeita de ter envenenado e causado a morte de três novilhas em um sítio rural conhecido como Sítio São Bento.
Segundo o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil, a Polícia Militar Ambiental foi acionada por volta das 7h desta sexta-feira, após um agropecuarista vizinho relatar que o suspeito teria jogado veneno no pasto da propriedade.
Ao chegar ao local, os policiais confirmaram a morte das novilhas e também encontraram sinais de danos à propriedade: resíduos de produto químico próximos às cercas, um galinheiro incendiado, além de árvores frutíferas cortadas de forma irregular.
De acordo com o proprietário do sítio, o homem trabalhava sob um contrato de comodato que estava perto de expirar. Recentemente, o empregador havia conseguido uma nova colocação para o caseiro em outro sítio na mesma região, e a mudança dele ocorreu no dia 17 de dezembro.
Ainda conforme os relatos, na noite anterior à prisão o atual funcionário observou que alguns bovinos apresentavam salivação excessiva e, ao aplicar medicamentos, percebeu outros danos à propriedade. Na manhã seguinte, com a piora dos sintomas e a confirmação das mortes dos animais, a polícia foi acionada.
Suposto acidente
Localizado em sua nova residência, o idoso prestou depoimento à polícia e afirmou que havia lavado alguns recipientes de veneno — que já estavam no sítio — e descartado a água próxima à cerca, mas negou a intenção de intoxicar os animais.
Um laudo técnico veterinário confirmou a intoxicação dos bovinos por produto químico, o que reforçou a suspeita da polícia. O delegado responsável pelo caso confirmou a prisão em flagrante do homem, que foi levado à delegacia, onde permanece à disposição da Justiça.
Ele também vai responder pelos crimes de dano ao patrimônio e maus-tratos a animais, com oagravante pela morte dos animais.



