Na noite deste sábado (12), um incêndio atingiu uma das casas geminadas do complexo da antiga linha ferroviária, no centro de Araçatuba (SP). O imóvel, localizado na esquina das ruas Quinze de Novembro e Olavo Bilac, abrigava o antigo Museu Infanto-Juvenil, desativado há mais de dez anos. Não houve feridos.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas rapidamente. No entanto, o fogo se espalhou para o imóvel ao lado, sede da Lifmar (Liga de Futebol Menor de Araçatuba e Região), danificando parte do telhado e o forro. Objetos no interior do local foram preservados pelos bombeiros.
A secretária municipal de Cultura, Tieza Lemos Marques, acompanhou o trabalho de rescaldo. Os imóveis, que fazem parte do patrimônio histórico da cidade, são cedidos a entidades por meio de termos de permissão de uso, mas o prédio onde o incêndio começou estava desocupado.
Há suspeitas de que usuários de drogas frequentavam o local, e a origem do incêndio ainda é investigada. Apesar de uma possível hipótese de curto-circuito, Tieza informou que a rede elétrica havia sido furtada. O local passará por perícia e avaliação da Defesa Civil para verificar danos estruturais, e o processo de restauração será mais complexo, devido ao valor histórico do imóvel.