RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Inspeção Municipal de Araçatuba apresenta nova legislação para equivalência ao SISBI

Os médicos veterinários José Eduardo Zanon e Rafael Silva Cipriano, servidores públicos municipais de Araçatuba, apresentaram a produtores, empresários e comerciantes as novidades do SIM/SISBI, em reunião no Salão Azul da Prefeitura, realizada na manhã de terça-feira (17).

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os médicos veterinários José Eduardo Zanon e Rafael Silva Cipriano, servidores públicos municipais de Araçatuba, apresentaram a produtores, empresários e comerciantes as novidades do SIM/SISBI, em reunião no Salão Azul da Prefeitura, realizada na manhã de terça-feira (17).

O documento traz destaques da nova legislação do SIM de Araçatuba, visando obter equivalência junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária para integração ao SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA).

O SIM faz parte dos sistemas brasileiros de inspeção sanitária de produtos de origem animal, regulamentados por um conjunto de leis, decretos, portarias e outros instrumentos legais. O SIM destina-se exclusivamente ao controle de atividades de fabricação /industrialização de produtos de origem animal, sendo eles os derivados de carne, de leite, de ovos, de pescado e de abelhas.

No município de Araçatuba, o SIM conta com estrutura própria dentro da Secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial e busca a obtenção da equivalência ao SIF – Sistema de Inspeção Federal, através do SISBI. “Para isso, já enviou o cadastro junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária para conseguir a certificação, o que possibilitará que produtos com o SIM sejam comercializados em todo o território nacional”, expõe Rafael Cipriano.

Para isso, o SIM precisou passar por adaptações, e por isso foi publicada uma nova legislação do SIM, através da Lei Municipal 8.747, de 20 de dezembro de 2023, e do seu decreto regulamentador, publicado em 14 de novembro de 2024.

Portanto, estabelecimentos que realizem atividades de fabricação/industrialização de produtos de origem animal deverão tomar as medidas necessárias para obter o novo registro do SIM, para o estabelecimento e seus produtos, em virtude da mudança na legislação. “Inclusive foram feitas alterações na legislação visando a facilidade de registro para estabelecimentos vindos da agricultura familiar e os que realizam a produção de maneira artesanal”, acrescente José Eduardo Zanon.

“O antigo registro no SIM perderá a validade em 5 de fevereiro de 2025, e se for do interesse do estabelecimento permanecer fabricando seus produtos, é necessário contatar o SIM e declarar o seu interesse”, alertam os médicos veterinários.

“Ainda que no final do mandato, seguimos trabalhando e trazendo aos produtores e comerciantes as novas leis, a prontidão das nossas adequações. Assim, poderão se adaptar às exigências em nivel federal e comercializarem para todo o país, bem como serem vitrine que atraia novos modais produtivos e de comércio a se destacarem e agregarem valor ao agronegócio regional”, valorizou o secretário municipal de Governo e de Desenvolvimento Agroindustrial de Araçatuba, Arnaldo Vieira Filho (Dindo).

“A grande regra do sucesso e da manutenção do mercado é sua constante atualização e adaptação às legislações, que também evoluem em benefício da saúde humana e do meio ambiente. Sabemos que o agronegócio sempre foi e continua sendo o forte de nossa região e que nos torna referência local e nacional. A nós, como gestão pública, resta agradecer por todo o apoio da sociedade em fazer de Araçatuba esse sucesso e incentivar, com nosso trabalho, à continuidade deste esforço conjunto”, concluiu o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges.


SERVIÇO

O Serviço de Inspeção Municipal de Araçatuba localiza-se na avenida Waldemar Alves, nº 50, ao lado do Assaí Atacadista, antiga Incubadora de Empresas. Se houver interesse no registro de estabelecimentos e de produtos, bastar contatar os médicos veterinários José Eduardo Zanon e Rafael Silva Cipriano nos telefones (18) 3636-1280 e (18) 99813-4997 (WhatsApp), de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS