Nesta quarta-feira (4), o Instituto para Cegos Santa Luzia de Araçatuba (SP) proporcionou um dia especial aos seus atendidos com a visita de um grupo de voluntárias, que ofereceu uma série de atividades voltadas à beleza e ao bem-estar. A iniciativa, organizada por profissionais parceiras, teve como objetivo principal promover a elevação da autoestima e o relaxamento dos participantes.
De acordo com Andressa Oliveira, uma das idealizadoras do projeto, a intenção é realizar esse tipo de ação com maior frequência, visando contribuir para o bem-estar emocional e social dos acolhidos pelo instituto.
As atividades tiveram início com um café da manhã coletivo, seguido de serviços como corte de cabelo, manicure, design de sobrancelhas, massagens, e sessões de Reiki, uma técnica de imposição de mãos que busca reequilibrar a energia vital do paciente.
Meridiana Nogueira Prates, assistente social do Instituto para Cegos Santa Luzia, destacou a importância do projeto Vagalume, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. O programa atende pessoas cegas e com baixa visão a partir dos 18 anos. Segundo Meridiana, a ação de beleza e cuidados ofereceu aos participantes uma oportunidade de melhorar sua autoestima, fator crucial para pessoas que enfrentam a perda da visão.
“A autoestima é algo que precisa ser trabalhado diariamente, especialmente para quem está vivendo o luto pela perda da visão. Isso contribui para a melhora da qualidade de vida, ajudando-os a se sentirem mais confortáveis em atividades do dia a dia, como sair de casa, ir a uma lanchonete ou ao shopping”, explicou a assistente social. Ela também informou que 40% dos atendidos pelo instituto perderam a visão ao longo da vida, em decorrência de problemas de saúde.
A entidade está aberta para receber outros profissionais interessados em desenvolver ações com os acolhidos. O Instituto para Cegos Santa Luzia está localizado na rua Rio Grande do Sul, 23, no bairro Nova Iorque, e pode ser contatado pelo telefone (18) 3623-6550. Já as profissionais interessadas em colaborar com o grupo liderado por Andressa Oliveira podem entrar em contato pelo número (18) 98121-9499.