RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Justiça determina fornecimento de insumos para diálise à Santa Casa de Araçatuba

Foto: Santa Casa de Araçatuba/Divulgação

A Justiça de Araçatuba (SP) determinou que a empresa Baxter Hospitalar Ltda forneça à Santa Casa local os insumos necessários para a realização de diálise peritoneal em pacientes com insuficiência renal. A decisão, do juiz Rodrigo Chammes, da 4.ª Vara Cível, condiciona o fornecimento ao pagamento antecipado dos itens e prevê multa diária de R$ 1.000, limitada a R$ 30.000, em caso de descumprimento.

A Santa Casa alegou que a Baxter é a única fornecedora dos materiais no país e que se recusava a atender o hospital, mesmo com pagamento adiantado. Segundo a instituição, o estoque estava próximo do fim, o que colocava em risco pacientes do SUS e de convênios privados que precisam do procedimento, considerado mais eficaz que a hemodiálise convencional.

Em sua defesa, a Baxter confirmou a recusa e justificou a decisão pelos atrasos recorrentes nos pagamentos do hospital. A empresa também argumentou que o pagamento antecipado de três meses não seria suficiente para garantir a continuidade do tratamento, que não pode ser interrompido após iniciado.

A fornecedora afirmou ainda que não detém exclusividade no mercado, sugerindo outra possível empresa para atender a demanda. Afirmou, porém, ter o direito de recusar a venda ao hospital e sugeriu a transferência de pacientes para clínicas renais da região, conforme discutido em reunião com o DRS-2 (Departamento Regional de Saúde).

Apesar do parecer contrário do Ministério Público, o juiz acatou o pedido da Santa Casa, destacando o monopólio de fato da Baxter no fornecimento de insumos para diálise peritoneal. Na decisão, Chammes afirmou que, diante da exclusividade da empresa e da necessidade dos pacientes, não prevalecem os princípios de autonomia da vontade e liberdade de contratar.

O magistrado também considerou inadequada a alegação de inadimplência, uma vez que a decisão exige pagamento antecipado. Além disso, rejeitou a sugestão de transferir os pacientes para outras clínicas, ressaltando que a medida imporia ônus e sacrifício excessivo a pessoas já fragilizadas. A Baxter e a Santa Casa ainda não se manifestaram sobre o caso.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS