Todas as unidades do Ministério Público do Trabalho (MPT) do As unidades da Justiça do Trabalho no interior de São Paulo estarão de plantão neste fim de semana para receber denúncias de assédio eleitoral no ambiente de trabalho. Os atendimentos ocorrerão no sábado (5) das 9h às 16h e no domingo (6) das 8h às 17h. O objetivo é garantir que os trabalhadores possam denunciar possíveis casos de intimidação relacionados às eleições.
Na região, as unidades abertas serão: São José do Rio Preto, localizada na Rua Guatemala, 583, Jardim Alto Rio Preto; Araçatuba, na Rua Cristiano Olsen, 2148, Higienópolis; Bauru, na Avenida Odilon Braga, nº 2-26, Jardim Europa; e Sorocaba, na Avenida Rudolf Dafferner, 400, salas 401-410, Jardim Boa Vista.
O assédio eleitoral ocorre quando um empregador usa sua posição de poder para pressionar ou intimidar seus funcionários a votar em determinado candidato. As táticas de assédio incluem ameaças de demissões, promessas de incentivos financeiros ou promoções, condicionadas ao voto do trabalhador.
Casos de assédio eleitoral são tratados com seriedade pela Justiça do Trabalho. Empresas envolvidas nessas práticas podem ser processadas e condenadas a pagar indenizações por danos morais, tanto individuais quanto coletivos, dependendo da gravidade do caso.
O plantão especial foi organizado para garantir que os trabalhadores tenham um canal rápido e seguro para relatar casos de intimidação durante o período eleitoral, protegendo o direito ao voto livre e sem coerção.